Avançar para o conteúdo principal

Alfonso Cano é o novo líder das FARC

Colômbia: Antropólogo Guillermo León Sáenz é o novo líder das FARC

Bogotá, 25 Mai (Lusa) - O novo chefe das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) é o antropólogo Guillermo León Sáenz, conhecido como "Alfonso Cano", substituindo o falecido "Tirofijo", anunciou hoje o grupo guerrilheiro.

Num vídeo hoje difundido pela cadeia televisiva TeleSur, com sede em Caracas, as FARC confirmam que "Tirofijo" faleceu a 26 de Março devido a uma paragem cardíaca e comunica que é sucedido como líder máximo do movimento por "Alfonso Cano".

"Com imenso pesar informamos que o nosso comandante em chefe, Manuel Narulanda Vélez, morreu no passado 26 de Março em consequência de um enfarte cardíaco nos braços dos seus companheiros e companheiras e rodeado da sua guarda pessoal e de todas as unidades responsáveis pela sua segurança, após uma breve enfermidade", disse "Timochenko", um dos membros do secretariado-geral das FARC.

"Timochenko" revelou hoje que as FARC decidiram "unanimemente" que "a cabeça do secretariado e novo comandante do estado-maior central é o camarada Alfonso Cano", cujo verdadeiro nome é Guillermo León Sáenz.

"Cano" é militante das FARC há 31 anos, e é considerado com um dos ideólogos da guerrilha.

Sáenz, conhecido como "Cano" nasceu a 22 de Julho de 1948 en Bogotá, estudou Antropologia na Universidade Nacional de la capital colombiana e era até agora chefe político do Bloco Ocidental e membro do Secretariado (chefatura máxima) das FARC.

Antes de ingressar nas fileiras da FARC pertenceu ao Partido Comunista Colombiano e foi seu "comissário político".

Desde 2000, é o responsável do Movimento Bolivariano da Nova Colômbia, um projecto político da principal guerrilha colombiana.

"Alfonso Cano", tem 47 ordens de captura e um "circular vérmela" da Interpol por rebelião, terrorismo, homicídio e sequestro.

Representou as FARC nos diálogos frustrados com o Governo do Presidente colombiano, César Gaviria (1990-1994), em Caracas e na localidade mexicana de Tlaxcala.

Outros líderes das FARC são Luciano Marín Arango, conhecido por "Iván Márquez", Jorge Briceño Suárez, conhecido por "Mono Jojoy", Rodrigo León Londoño, ou "Timochenko", e Milton de Jesús Toncel Redondo, designado "Joaquín Gómez".

NL.

Lusa/Fim

(Notícias sapo.pt)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!