Avançar para o conteúdo principal

Visitando outro blogue (10)

Ainda navegando no blogue Timor Lorosae Nação encontrei também os dois textos da Maria abaixo transcritos sobre a crise de Maio/Junho de 2006, tendo como foco Mari Alkatiri. Os dois referidos textos de opinião/esclarecimento encontram-se na caixa de comentário da postagem O Vendilhão da Pátria: ESTÁ PARA BREVE O DEFINITIVO CAIR DA MÁSCARA?, da autoria de Gonçalo Tilman Gusmão, 31/05/2008.
______________________

Maria disse:

Alkatiri, o Santo

O Mari foi submetido a uma pseudo investigação feita pelo seu camarada Felismino, Procurador da Guiné-Bissau e residente em Lisboa.

Peçam uma cópia do processo ao Alkatiri, pois este tem, em sua casa e contrariamente ao que é legal, todo o processo sobre ele, que Felismino lhe entregou.

Felismino investigou o quê, concretamente? Investigou 'se alkaktiri distribuiu armas?'!

Ora bem, muito interessante... E qual foi a conclusão das investigações?

Mesmo que o investigador fosse cego, este iria escrever e concluir que 'Alkatiri não distribuiu armas, logo, é inocente'.

Já entenderam, a que tipo de investigação Alkatiri se submeteu? Uma investigação muito bem cozinhada, a pedido do cliente...

O PGR até chegou a ser sujeito a pressões dos camaradas para 'não culpar o Alkatiri' !

O relatório do Procurador Felismino afirma ainda que - 'Alkatiri não é culpado, nem sequer por omissão'.

Pois, o PM Alkatiri, não viu, não ouviu, não se apercebeu, não deu por nada, nem sequer desconfiou... Por isso, não levantou a questão no Conselho Superior de Defesa e Segurança nem no Conselho de Estado, sobre o facto do camarada Ministro do Interior Rogério Lobato andar a distribuir armas.

Quando em Maio de 2002, no Palácio do Governo, Sérgio V. de Mello perguntou a Alkatiri e a Rogério sobre os seus homens da Associação dos Antigos Combatentes, com sede em Comoro (depois da rotunda do aeroporto) Alkatiri afirmou, confirmando o que Rogério já tinha dito, que estes homens pertenciam à Associação dos Antigos Combatentes e disse ainda que consta dos Estatutos da Fretilin a obrigação de os formar e apoiar.

Alkatiri confirmou este facto.

E quem são este homens? - Rai Los e seus homens também eram camaradas de Alkatiri e Rogério, responsáveis da Associação (da Fretilin) dos Antigos Combatentes.

Mas o procurador Felismino não viu, nem sequer por omissão, culpabilidade alguma por parte de Alkatiri...

E foi assim que Alkatiri foi considerado um Santo e Rogério o Demónio lá do sitio!...

7 de Junho de 2008 4:39


Maria disse:

Margarida disse...

A prova do que escrevi está exactamente nesta carta do então PM Alkatiri:

Declaração, 26 de Junho de 2006

Tendo reflectido com profundidade necessária sobre a situação vivida no país;
Considerando que acima de todos os interesses, estão os interesses da nossa nação;
Assumindo a minha parte das responsabilidades pela crise em que mergulhou o pais;
Recusando-me terminantemente contribuir para o aprofundamento da crise;
Reconhecendo que todo o povo merece viver um clima de paz e tranquilidade;
Esperando de todos os militantes e simpatizantes da FRETILIN toda a compreensão e apoio;

Declaro:
1) Pronto a resignar-me do meu cargo de Primeiro-Ministro e do Governo da RDTL para evitar eventual resignação do Presidente da República
2) Pronto a manter com Sua Excia o Senhor Presidente da República diálogos no sentido de contribuir, se necessário, para a formação do governo interino
3) Pronto em contribuir na apresentação do orçamento de Estado no Parlamento Nacional.

Mais declaro que passo a assumir as minhas funções de deputado no Parlamento Nacional até ao fim do meu mandato.

Díli, 26 de Junho de 2006

Primeiro-Ministro
Mari Alkatiri."


FACTOS VERDADEIROS

Esta declaração de Alkatiri serviu apenas para tapar os olhos.

Alkatiri não se demitiu, foi forçado a demitir-se.

Os amigos telefonaram-lhe naquela tarde para lhe dizer - o Presidente Xanana vai agora demiti-lo! E Alkatiri, vendo que o seu jogo do 'eu estou pronto' já não pegava, porque estava a lidar contra todo um Estado dos Timorenses, escolheu o mal menor - auto-demitir-se. Dizendo ainda que o fazia para evitar problemas mais graves e para que Xanana não se demitisse, quando isto era apenas um sofisma para ficar bem visto, aos olhos da opinião pública e dos seus ‘propagandistas’.

Esteve a minutos de ser expulso pelo Presidente da RDTL do cargo de Primeiro-Ministro...

Não se demitiu de livre vontade, ao contrário do que fez crer e anunciou.

Só estava 'pronto', para isto e mais aquilo, mas não enganou nem convenceu os Timorenses que entendem a língua portuguesa, e sabem que 'estar pronto' é, também, sinónimo de 'não estar pronto'.

Então, como estava a ponto de ficar mesmo 'pronto', foi à varanda do Palácio demitir-se perante os media!

7 de Junho de 2008 4:59

http://www.timorlorosaenacao.blogspot.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!