Será que Ramos Horta aceita candidatar-se ao cargo de Alto Comissário para Direitos Humanos da ONU, renunciando à Presidência da República timorense?
Se o Presidente timorense renunciar ao cargo para que fora eleito, então poderão vir a ocorrer os seguintes cenários políticos:
ÁREA DA AMP
A. Cenário previsível porque constitucional: Fernando Lasama assume interinamente a Presidência da República, pelo prazo já previsto na Constituição.
B. Cenário um: Lasama candidata-se ao cargo de Presidente da República, como candidato da AMP.
- Poderá Lasama congregar a volta da sua candidatura a maioria dos eleitores dos distritos do Oeste (porque Lasama é originário de Ainaro)?
- Quantos milhares de eleitores dos distritos do Leste Lasama poderá 'roubar' ao candidato da Fretilin para fazer o pleno com os votos dos eleitores do Oeste para ser eleito, já prevendo que a candiadtura da Fretilin irá 'roubar' também milhares de votos entre os eleitores Loromonu?
- Conseguirá Lasama ser eleito com apenas os votos dos eleitores Loromonu?
- Porque o candidato da Fretilin irá conseguir, de certeza, umas dezenas de milhares de votos nos distritos ocidentais, reduzindo grandemente as hipóteses de Lasama ganhar, apenas, com os votos dos Loromonu.
- Será que Lasama tem carisma suficiente para seduzir o grosso dos eleitores Loromonu, ou, se não se verificar o referido cenário, conseguirá então Lasama seduzir algumas dezenas de milhares de eleitores Lorosae para colmatar o rombo provocado pelo 'roubo' de seus eleitores Loromonu pelo candidato da Fretilin?!
C. Cenário dois: O candidato da AMP é outro: alguém que consegue congregar a volta da sua candidatura o grosso dos eleitores dos distritos ocidentais (ter a arte de chamar para si a maioria dos votantes da AMP, das últimas eleições presidenciais e legislativas) e seduzir metade dos eleitores dos três distritos do Leste.
- É necessário ter em conta que Ramos-Horta ganhou as últimas eleições porque conseguiu 'roubar' uma boa fatia dos eleitores naturais da Fretilin, por ser quem é (antigo dirigente e fundador da Fretilin, 'ministro de relações externas' da Resistência e pela simpatia pessoal que emana do seu carácter), e não apenas pelos apoios de peso conseguidos (de Xanana e outros).
ÁREA DA FRETILIN
A. Cenário um: A Fretilin apresenta como seu candidato à Presidência da República Lu-Olo.
- A minha previsão: Lu-Olo irá reeditar a derrota das últimas eleições presidencias. Não tem carisma e 'flexibilidade' suficientes para ultrapassar os 30%.
B. Cenário dois: O candidato da Fretilin é Mari Alkatiri.
- A minha previsão: Alkatiri não conseguirá seduzir o grosso dos eleitores naturais da Fretilin, tanto dos distritos do Leste (Lorosae) como os do Oeste (Loromonu). Alcançará menos votos que Lu-Olo. Por isso, Alkatiri poderá ser empurrado para disputar as eleições presidenciais por Lu-Olo com o objectivo (não confessável, claro) de aferir o seu peso político dentro do partido, isto já na mira da disputa ao cargo de Secretário-Geral da Fretilin.
C. Cenário três: O candidato da Fretilin é outro: alguém que consegue penetrar no coração também dos eleitores Loromonu e, ao mesmo tempo, garantir desde logo o grosso dos eleitores dos três distritos Lorosae que votou Fretilin nas últimas presidenciais e legislativas. Quem poderia ser?!
Comentários