Avançar para o conteúdo principal

Eco do Acordo Ortográfico (2)

Entrevista de José Saramago a RTP 2, hoje, 14/06

Saramago, nobel da literatura, afirma que o Acordo é importante para unificar a escrita de língua portuguesa devido a importância do Brasil pelos seus "cerca de 200 milhões de falantes" do português, acrescentando que a haver duas normas ortográficas Brasil ultrapassa, em termos de recursos humanos e investimento, Portugal no ensino do português no mundo. Mais disse que é difícil a Portugal com apenas dez milhões de falantes impor a sua norma, a sua vontade, a Brasil com os seus cerca de duzentos milhões de falantes de português.

Contudo, disse que vai continuar a escrever como escreve, porque já não tem idade para voltar à "escola primária" ou a consultar o dicionário constantemente quando escreve para verificar se determinada palavra mantém ou não a consoante muda como o 'c', e que ficaria a cargo dos editores fazer a revisão das suas obras antes de as publicar .

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!