Avançar para o conteúdo principal

A exigência do mau-perdedor

Zimbabué: Recontagem dos votos confirma vantagem da oposição

A comissão eleitoral do Zimbabué divulgou os resultados de mais sete municípios em que os votos foram contados de novo. Mantém-se o cenário de vantagem para os rivais de Mugabe.

Há ainda dez municípios em que os votos estão a ser analisados uma segunda vez, mas torna-se agora obrigatório para o partido de Mugabe vencer em nove para reconquistar o poder na câmara baixa do parlamento do Zimbabué, perdido para a oposição de Morgan Tsvangirai.

Há quatro semanas que o Zimbabué aguarda pela divulgação dos resultados finais das eleições que parecem ter ditado o fim de 28 anos de Mugabe no poder.

A BBC, entretanto, fala da possibilidade de os resultados serem divulgados após a conclusão desta recontagem.

No terreno, os Estados Unidos afirmam que é agora elevado o nível de violência política contra os militantes da oposição, sendo difícil a realização de uma segunda volta em condições justas.

O Movimento para Mudança Democrática (MDC, em inglês), afirma que foram mortos 10 activistas desde as eleições. O líder Tsvangirai, temendo pela sua segurança no Zimbabué, continua em digressão por vários países africanos, onde tenta reunir apoios.

SOL com agências

SOL Online, 26/04/2008
______________________
O meu comentário: As estratégias do ditador Mugabe e as do aprendiz de ditador Alkatiri para se perpetuarem no poder são em tudo semelhantes: quando perdem as eleições insistem em novas eleições - volta para Zimbábue e antecipadas para Timor-Leste - até alcançarem a vitória, recorrendo a truques já nossos conhecidos desde intimidação e detenções arbitrárias e assassinatos dos opositores a fraude nas urnas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!