Zimbabué: Recontagem dos votos confirma vantagem da oposição
A comissão eleitoral do Zimbabué divulgou os resultados de mais sete municípios em que os votos foram contados de novo. Mantém-se o cenário de vantagem para os rivais de Mugabe.
Há ainda dez municípios em que os votos estão a ser analisados uma segunda vez, mas torna-se agora obrigatório para o partido de Mugabe vencer em nove para reconquistar o poder na câmara baixa do parlamento do Zimbabué, perdido para a oposição de Morgan Tsvangirai.
Há quatro semanas que o Zimbabué aguarda pela divulgação dos resultados finais das eleições que parecem ter ditado o fim de 28 anos de Mugabe no poder.
A BBC, entretanto, fala da possibilidade de os resultados serem divulgados após a conclusão desta recontagem.
No terreno, os Estados Unidos afirmam que é agora elevado o nível de violência política contra os militantes da oposição, sendo difícil a realização de uma segunda volta em condições justas.
O Movimento para Mudança Democrática (MDC, em inglês), afirma que foram mortos 10 activistas desde as eleições. O líder Tsvangirai, temendo pela sua segurança no Zimbabué, continua em digressão por vários países africanos, onde tenta reunir apoios.
SOL com agências
SOL Online, 26/04/2008
______________________
O meu comentário: As estratégias do ditador Mugabe e as do aprendiz de ditador Alkatiri para se perpetuarem no poder são em tudo semelhantes: quando perdem as eleições insistem em novas eleições - 2ª volta para Zimbábue e antecipadas para Timor-Leste - até alcançarem a vitória, recorrendo a truques já nossos conhecidos desde intimidação e detenções arbitrárias e assassinatos dos opositores a fraude nas urnas.
Comentários