Avançar para o conteúdo principal

Atentado 11/2: Rendição de mais quatro rebeldes

Timor-Leste "recebe" mais fugitivos do grupo de Gastão Salsinha

Mais quatro elementos do grupo do ex-tenente Gastão Salsinha entregaram-se às autoridades timorenses nas últimas 48 horas. Os últimos a entregar-se foram o guarda-costas de Gastão Salsinha e o homem que deu armas a Alfredo Reinado em Fevereiro de 2007.


A operação “Halibur” continua a provocar baixas entre o grupo de Gastão Salsinha e mais quatro elementos ligados ao ex-tenente das forças armadas timorenses entregaram-se nas últimas 48 horas.

O guarda-costas de Gastão Salsinha, Januário Babo, e Quintino Espírito Santo, o homem que deu armas a Alfredo Reinado em Fevereiro de 2007, renderam-se às autoridades timorenses segundo anunciou o comando conjunto da operação "Halibur" em Timor-Leste.

O inspector Mateus Fernandes da Polícia Nacional de Timor-Leste, segundo comandante da operação "Halibur", anunciou ainda que três dos homens que se renderam foram apresentados no quartel-general do comando conjunto, em Díli, estando o quarto elemento a caminho da capital timorense.

À parte destas rendições a operação "Halibur" entrou agora numa fase de perseguição directa a Gastão Salsinha, com autorização para disparar se necessário e com o início de buscas sistemáticas a residências particulares nas áreas montanhosas onde os fugitivos se movimentam.

Recorde-se que Gastão Salsinha é acusado de ter participado no ataque contra o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, a 11 de Fevereiro último, pouco depois de o major Alfredo Reinado ter atacado a residência do Presidente da República, José Ramos-Horta.

Januário Babo e Quintino Espírito Santo renderam-se na passada segunda-feira, no distrito de Ermera, "com a ajuda preciosa do pároco da paróquia de Letefoho", esclareceu Mateus Fernandes.

Recorde-se que o próprio Gastão Salsinha já prometeu por várias vezes às autoridades timorenses entregar-se, tendo mesmo avançado com locais e dias, mas até ao momento nunca nenhuma dessas promessas foi concretizada. Foi mesmo essa atitude de Gastão Salsinha que levou a que fosse dada ordem para disparar, caso necessário, na fase de perseguição directa a Salsinha que se iniciou com o início de buscas sistemáticas a residências particulares nas áreas montanhosas onde os fugitivos se movimentam.

António Dasiparu, EPA
RTP2, 08-04-09 11:40:36

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!