Avançar para o conteúdo principal

Xanana autor da intentona de 11/2?!

Os críticos do Primeiro-ministro timorense têm lançado para a opinião pública, em vários artigos de opinião e comentários nos blogues, a tese de que a tentativa de assassinato do Presidente José Ramos Horta levado a cabo por Alfredo Reinado teria sido a mando de Xanana Gusmão; e que a emboscada de que foi vítima o próprio Primeiro-ministro, da qual saiu ileso, teria sido encenada pelo próprio Xanana para desviar a atenção sobre si da autoria moral do atentado.

E mais: Reinado, cumprida a missão, foi assassinado para não revelar o nome do mandante e levar para a sepultura todos os segredos da 'tramóia' de Xanana Gusmão!!

Até Mário Carrascalão, líder do PSD timorense, nas suas entrevistas sobre o atentado, tem levantado algumas dúvidas sobre a veracidade da emboscada a que Xanana foi vítima e sobre a causa e do timing da morte de Reinado.

Se é esta a verdade, então Xanana é mestre na 'nobre' arte de manipulação, um digno pupilo de Maquiavel.

O regresso de Ramos Horta a Díli é aguardado com ansiedade pelos timorenses e pelos políticos em particular. Só o Presidente baleado pode desfazer os equívocos entretanto surgidos e alimentados por alguns (estes últimos já contando com a falha da lucidez ou mesmo com a morte do Presidente para fazer valer as suas teorias de conspiração).

No entanto, as últimas entrevistas de Ramos Horta vêm deitar por terra essas teorias de conspiração contra Xanana e aponta a autoria moral do atentado de 11/2 num outro sentido. Não é por acaso que este 'outro sentido' tem estado muito quietinho e calado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!