Avançar para o conteúdo principal

Acantonamento dos peticionários

29-02-2008 14:57:34
Número de rebeldes aquartelados no Timor sobe para 550

Dili, 29 fev (Lusa) - O número oficial de agentes rebeldes das Forças Armadas do Timor Leste aquartelados em Díli subiu para 550, afirmou o secretário de Estado do Conselho de Ministros, Hermenegildo "Agio" Pereira, que também é porta-voz do governo timorense. Segundo o representante do Executivo de Dili, nesta sexta-feira a região de aquartelamento da capital timorense recebeu mais 20 ex-oficiais, conhecidos como peticionários, "que se vêm juntar aos 530 que já se encontravam ali". O processo de aquartelamento, iniciado em 7 de fevereiro, trouxe a Dili centenas de peticionários das Forças Armadas nos últimos dias. "Da parte da manhã chegaram dez peticionários, com um segundo grupo de igual número a fazer a viagem para Dili de tarde. Na sua maioria, os peticionários que chegaram hoje a Aitarak Laran são provenientes de Ermera", disse Pereira.
Peticionários
O aquartelamento dos chamados peticionários foi acelerado esta semana pela operação "Halibur" para a captura do ex-tenente Gastão Salsinha, o oficial mais graduado entre os 592 signatários de uma petição levada ao presidente timorense em fevereiro de 2006.Os signatários da petição alegavam discriminação dentro das Falintil-Forças de Defesa do Timor Leste (F-FDTL), contra os militares originários dos distritos ocidentais, ou "loromonu". Depois de saírem dos quartéis e de serem expulsos das F-FDTL, em março de 2006, a situação dos peticionários arrastou-se durante quase dois anos, com o major fugitivo Alfredo Reinado reivindicando a "causa" dos antigos militares. A iniciativa para recolher os peticionários foi proposta pelo governo, a partir de 7 de fevereiro, e acelerou-se após a morte de Alfredo Reinado no ataque à residência do presidente timorense, José Ramos-Horta, quatro dias depois, e à fuga de Gastão Salsinha com o que restava do seu grupo. O chefe do Estado-Maior, brigadeiro-general Taur Matan Ruak, agradeceu nesta sexta-feira aos peticionários aquartelados em Aitarak Laran e pediu para Gastão Salsinha "se juntar aos camaradas e amigos" que já se encontram em Dili.
Lusa Brasil

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!