Avançar para o conteúdo principal

Alkatiri: mordomias e benesses de um ex-titular!


Tenho estado apenas a assistir, nestes últimos dias, às discussões na blogosfera sobre as exigências do ex-Primeiro-ministro Mari Alkatiri – bem fundamentadas (cf. cartas endereçadas ao Ministério das Finanças datadas de 4/9/2008, 25/8/2008, 19/2/2008) e sempre no estrito cumprimento da "Lei n˚ 7/2007, de 25 de Julho, e do Decreto-lei 2/2007, de 1 de Agosto, sobre os Direitos e Regalias dos ex-titulares dos Órgãos de Soberania" – ao governo de Xanana Gusmão a fim de o Estado lhe disponibilizar [na sua qualidade de ex-titular como preconiza a já referida legislação (aprovada pela então maioria absoluta da Fretilin, mas vetada pelo PR Xanana)] uma verba orçamentada em centenas de milhares de dólares para reabilitar a sua residência, instalar um portão motorizado, comprar uma viatura todo-o-terreno e respectivo abastecimento de combustível diário, viajar periodicamente para o estrangeiro, contratar um motorista e seu ajudante e restante trabalhador doméstico e vigilantes e, finalmente, requisitar um assessor e uma secretária. Quase perdi o fôlego com toda esta enumeração!

A cumprir-se à letra o preconizado nesta lei seria uma indignidade!

Seria bom que nesta legislatura se agendasse uma alteração substancial a esta lei, retirando todas as benesses e mordomias: residência oficial, viatura oficial, motorista e pessoal doméstico e afins pagos pelo erário público, mantendo apenas a pensão, um gabinete de trabalho, assessor e secretária para o ex-PM, ex-PN e ex-PR – quando estes não estão a exercer nenhum outro cargo público (presidente da república, deputado, primeiro-ministro, ministro, secretário de estado ou embaixador). E se um ex-titular exercer um dos cargos públicos referidos, teria de optar por um dos ‘salários’. Não pode haver lugar para acumulação de dois vencimentos.

Agora, desconheço se os actuais ex-titulares detentores de cargos públicos estão ou não a acumular os dois vencimentos!

Comentários

Anónimo disse…
So uma correccao.

"...a fim de o Estado lhe disponibilizar [na sua qualidade de ex-titular como preconiza a já referida legislação (aprovada pela então maioria absoluta da Fretilin, mas vetada pelo PR Xanana)] uma verba orçamentada em CENTENAS de milhares de dólares para reabilitar a sua residência,..."
Sebastião disse…
Obrigado pela correcção.

Vou já acrescentar a numeração correcta que faltava: 'CENTENAS' (de milhares de dólares).

Abraço.
Sebastião
Anónimo disse…
De nada.

Um abraco para si tambem e que as verdades sejam sempre ditas.
Excelente texto amigo Sebastião!!!
Abraço,
M.

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!