Homenagem dos amigos timorenses a Max Stahl
Este pequeno monumento foi erigido pelos amigos de Max Stahl em sua homenagem - no recinto da pousada rústica Vila Harmonia, Becora, que outrora fora o 'centro' de contacto da Resistência com os jornalistas estrangeiros que se disfarçavam de meros turistas para despistar a 'inteligência' indonésia - pela sua decisiva contribuição na luta pela independência de Timor pela gravação e divulgação das imagens em vídeo do massacre de Santa Cruz, que provocou uma viragem qualitativa na luta diplomática que até então se tem atolado no pântano da indiferença dos países ocidentais conformados com o status quo e com a real politik e com os negócios.
Comentários
Foram as imagens dele que percorreram o mundo inteiro e acabaram de uma vez por todas com a propaganda Indonesia de que tudo andava bem em Timor.
Muitos massacres como o de Santa Cruz aconteceram ao longo dos anos mas sem imagens para mostrar ao mundo a Indonesia negava e o mundo, por conveniencia, acreditava na propaganda da Indonesia ou fingia que acreditava.
Imaginem o que seria se o massacre de Sta Cruz nao tivesse sido filmado e divulgado pelo mundo inteiro.
Ando a tentar ver se encontro e não consigo. Há imagens filmadas da noite em que do campus da UNAMET se viam sair os timorenses em direcção à montanha. Max Stahl também vai. Uma criança de 3 ou 4 anos, não mais que sobe pela mão de quem a acompanha, em plano aproximado da camera de MS que filmava, a criança cai abruptamente num buraco... não se ouviu um gemido, nenhum grito de dor... a RTP passou essas imagens... alguém as consegue arranjar?