Avançar para o conteúdo principal

17º aniversário do massacre de Santa Cruz

Este massacre é uma de muitas tragédias ocorridas em Timor, que poderia ter passado despercebido à comunidade internacional se não tivesse sido o testemunho ocular de dois jornalistas americanos (também vítimas de espancamento por militares indonésios) e de Max Stahl, que filmou parte da carnificina de cerca de duzentos e cinquenta jovens e que passou - decorridos apenas poucos dias deste triste acontecimento - o vídeo ainda em bruto nas principais cadeias televisivas europeias.

Este massacre marcou tanto Max Stahl que após a libertação do país passou a viver em Díli a fim de melhor ajudar o Povo por quem tanto lutou, tendo até celebrado o seu casamento católico no cume do monte Ramelau.

Comentários

Anónimo disse…
Dezassete anos passaram sobre este trágico acontecimento, por isso é muito importante que esta data não seja esquecida, com Xanana Gusmâo o fez recentemente,para lembrar aos timorenses e toda a comunidade mundial do que ali aconteceu e também para alertar mentalidades que afinal a violencia não compensa.

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Comandos Timorenses - Rostos (1)

Capitão Chung discursando numa festa de confraternização da Associação de Comandos com os refugiados timorenses no ano de 1978. No palco, estão em primeiro plano o capitão Chung (passou à reserva com o posto de coronel) e ao fundo as crianças do coro Loro Sa'e, dirigido pelo maestro Cornélio Vianey da Cruz. Vicente Guterres, actual deputado do Parlamento Nacional timorense  - e ex-Presidente do mesmo parlamento que renunciou ao cargo em 5 de maio de 2016 - em frente ao Monumento dos Comandos, no Regimento dos Comandos de Amadora. Foto tirada em Maio de 1982. Fez o curso de Comando no 1º turno de 1982.