Avançar para o conteúdo principal

O pergaminho do século XXI

Os entusiastas dos livros digitais (vulgo ebooks) afirmam que a actual configuração do livro, tal qual como a conhecemos, irá desaparecer dentro de algumas décadas, sendo substituída pelo chamado livro de suporte digital. Esta "Boa Nova" apregoada por esses novos "apóstolos" da nossa era traz imensas vantagens para os professores "nómadas", que saltitam de escola em escola, o que implica também transportarem a "casa às costas" para a instalarem no seu novo poiso, pois não terão necessidade de arrastar atrás de si todos os seus papiros volumosos e pesadões. Uma outra vantagem é a partir do nosso computador pessoal termos acesso a livros sem entrarmos em nenhuma biblioteca tradicional, poupando assim tempo e dinheiro nas deslocações, bastando apenas descarregar o seu conteúdo digital no nosso computador pessoal. Para os saudosistas do papiro e do pergaminho já existe um utensílio, o Softbook, que simula o livro-papel, podendo folheá-lo página a página, sublinhar ou comentar passagens (com uma canetal digital) e com uma capacidade para "armazenar até 100 mil páginas de texto ou imagens".


Textos de referência:


- Jorge Nascimento Rodrigues, Os Primeiros Livros Digitais



- Jorge Nascimento Rodrigues, O "papel" do futuro ou como Gutemberg ficaria de boca aberta


Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!