Avançar para o conteúdo principal

Saúde: pobres ficam em terra...

Serve este artigo para chamar a atenção dos responsáveis de saúde deste nosso país, Timor-Leste, que esta jovem, mais quatro de suas companheiras de infortúnio, padecem de tumor num dos membros superiores (afectando também o sovaco e uma das partes do tórax) duas, e três de um dos membros inferiores abaixo de joelho até o pé. Estas cinco jovens estão a ser acompanhadas por um cirurgião do Hospital de Baucau desde 2004, contudo necessitam urgentemente de serem evacuadas para serem tratadas no estrangeiro por especialistas. O Hospital de Baucau já fez os contactos necessários com um hospital de Surabaya, Indonésia, tendo este último aceitado receber as quatro pacientes, desde o ano 2009. Ironia das ironias: o Ministério da Saúde timorense responde que há falta de verba para as enviar ao referido hospital de Surabaya. Estas cinco pacientes são oriundas de famílias muito pobres, como a grande maioria dos timorenses; por isso não podem ter acesso a um tratamento adequado no exterior... Enquanto os ricos e muito ricos que podem perfeitamente custear o seu tratamento e o dos seus familiares, se necessário, são evacuados com urgência, com todas as despesas custeadas pelo orçamento do Ministério de Saúde... E os pobres, como estas cinco jovens, ficam em terra... até quando?!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!