HAVANA, Cuba, 06 abr (ACN) - O 5º aniversário da brigada médica cubana que presta serviços em Timor-Leste foi marcado por autoridades sanitárias daquele país do sudeste asiático.
Cuban News Agency
Agapito da Silva, Ministro [?] da Saúde do país, destacou os esforços da missão médica cubana, bem como a presença de mais de 230 especialistas do setor provenientes da ilha, relata jornal Granma.
O funcionário disse que os especialistas cubanos desfrutam de grande prestígio e seus peritos são muito valorizados nas comunidades e instalações onde prestam os seus serviços. Hoje há 27 médicos fazendo trabalho de campo.
Da Silva agradeceu ao governo e ao povo cubanos pela colaboração que ele descreveu como humanitária e solidária.
Por sua parte, Ramón Hernández Vázquez, embaixador cubano em Timor-Leste, disse que ao longo dos últimos cinco anos um total de 534 médicos e outros especialistas da saúde têm trabalhado nesse país e 45 por cento das consultas foram feitas nos lares dos pacientes.
Hernández disse que os membros da brigada realizaram 27.000 operações, trouxeram ao mundo 23.315 crianças, além de salvarem 12.616 vidas.
Por outra parte, o pessoal médico cubano trabalha na formação 168 médicos, através de um novo método de ensino ligado a centros de atenção primária.
Agência Cubana de Notícias
www.cubanoticias.ain.cu / ainportugues@ain.cu
O meu comentário: Nas minhas férias do último verão tive a necessidade de recorrer aos serviços de urgência médica do Hospital Guido Valadares e assim pude testemunhar in loco e experimentar na pele a qualidade dos serviços médicos prestada aos doentes por uma equipa médica cubana. Naquele turno - eram cerca de 22:00 horas - estavam escalados um médico e um enfermeiro cubanos (para além de um médico e duas enfermeiras timorenses). O atendimento pelo clínico cubano foi rápido e o diagnóstico correcto (não pensem que eu sou médico ou enfermeiro), pois passada uma hora o efeito positivo da administração medicamentosa fez-se sentir. Fiquei espantado com o bom domínio do tétum - pois as perguntas aos doentes foram em tétum - do referido médico.
Comentários