Avançar para o conteúdo principal

Ruak, o próximo inquirido?

Ruak nada tem a esconder pela sua acção na crise de 2006. E nada a temer da justiça. A sua audição irá ajudar a revelar a verdade sobre a responsabilidade de Mari Alkatiri e Rogério Lobato na deserção de cerca de seiscentos soldados das F-FDTL, reduzindo as forças da defesa a apenas setecentos homens (o núcleo duro, quase todos veteranos da Resistência) e no fortalecimento exagerado da PNTL em homens (cerca de três mil), em armamento pesado (que nem as F-FDTL dispunham) e em treino (de ranger de um batalhão).

Consta em alguns círculos políticos de Díli que o objectivo dessas duas personalidades (e também dos seus restantes camaradas) era decapitar, em primeiro lugar, a chefia das F-FDTL, para abrir caminho à limpeza de todos os políticos que se lhes fazem frente a começar por Xanana. E quando viram que a polícia com a qual contava se desmoronou como baralho de cartas e vendo que quem controlava o terreno eram os homens de Ruak, com receio que as armas das F-FDTL se virassem contra eles, pediram a intervenção da Austrália e de outros países da região, levando a carta já redigida e assinada (por Lu-Olo e Alkatiri) ao Presidente da República solicitando-lhe que colocasse também a sua assinatura.

Comentários

Anónimo disse…
Concordo perfeitamente. A audicao de taur Matam Ruak ira ajudar a comprender muita coisa e onde caem as responsabilidades da distribuicao ilegal de armas a civis.

Durante a crise TMR disse a Xanana: "Eu disse a Roque Rodrigues que o maior erro deles foi tentar submeter as F-FDTL `a Fretilin"

Vamos ver o que mais nos pode dizer Taur Matan Ruak.
Mas nao e' de admirar que o Mari Alkatiri tenha reagido fortemente contra esta iniciativa da PGR.

Sera que o Roque Rodrigues deu a autorizacao final para distribuicao de armas tambem sem qualquer conhecimento e aval do seu chefe, o PM Mari Alkatiri?

Tenho serias duvidas de que tenha sido esse o caso.
Por alguma razao alguem esta fortemente contra a chefia da F-FDTL serem ouvidas por um tribunal.

Vamos ver o que vai sair dai.

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!