Avançar para o conteúdo principal

Primeira Unidade de Hemodiálise em Díli

Está a ser treinado pessoal médico e de enfermagem para assegurar o funcionamento da primeira unidade de hemodiálise no Hospital Nacional Guido Valadares. A primeira em todo o Timor. As duas primeiras máquinas de hemodiálise vão ser instaladas, ainda este ano, no mês de Dezembro.

É um verdadeiro milagre para os doentes hemodializados timorenses. Porque há apenas um ano esses doentes ou morriam ou iam tratar-se a Bali, Indonésia, com o dinheiro do seu próprio bolso. Só os menos pobres é que tinham acesso ao tratamento especializado de nefrologia e às máquinas de hemodiálise no estrangeiro. À sua própria custa. Sem nenhuma intervenção e ajuda do Estado. Isto foi há um ano. Quando a Fretilin Maputo e Mari Alkatiri ainda eram todo poderosos em Timor.

Agora, enquanto se aguarda a instalação e funcionamento das duas máquinas, em Dezembro, o actual governo enviou e está a enviar os doentes que necessitam de hemodiálise a Bali, sendo a sua estadia e tratamento pagos pelo Estado timorense.

Comentários

Anónimo disse…
Excelente! Parabéns! É um problema tão delicado ... ainda bem que está a ser assegurado pelo estado.

Bem-hajam!
Anónimo disse…
Sim Senhor!!

Mais um grande merito para o IV Governo Constitucional da AMP.

Viva a AMP!!

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!