Avançar para o conteúdo principal

PR Ruak: «Esta é a última cerimónia da Restauração da Independência a que presido... »

«... como Presidente da República. Para o ano, o 20 de Maio será presidido pelo novo Presidente da República.»

Decorreu esta manhã, 20 de Maio,  em Gleno, Ermera, a cerimónia da comemoração da Restauração da Independência de Timor-Leste, presidida pelo Presidente da República, General Taur Matan Ruak. Foram condecorados, neste evento, várias personalidades e organizações nacionais e estrangeiras. Destaco, em particular, a condecoração atribuída - a título póstumo - a Samora Machel, pela sua relevante contribuição à luta pela autodeterminação na frente diplomática; destaco também a condecoração atribuída ao Vice-almirante português que forneceu numa fase crucial da nossa luta - nos anos 90, já depois da captura e prisão de Xanana Gusmão - aparelhos de comunicação rádio às Falintil, tendo como elemento de ligação com a Resistência Armada Donaciono Gomes (Pedro Klamar Fuik); e por último, destaco a condecoração atribuída ao padre Locatelli, salesiano, um dos fundadores do Colégio de Fatumaca, pela sua enorme contribuição à Autodeterminação e à Independência do país. Estiveram presentes os ministros da defesa da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste e Guiné Equatorial); infelizmente, mesmo com a presença destas personalidades representantes de países irmãos que falam português, o protocolo 'esqueceu-se' de utilizar também português - a outra língua oficial do país -  na condução da cerimónia; apenas fez-se uso do português no decreto presidencial da atribuição das condecorações. No seu discurso, o general Ruak destacou que é necessário, doravante, diversificar a economia, deixando de depender apenas do fundo petrolífero [até este último ano fiscal o Orçamento Geral do Estado é suportado pelo fundo do petróleo]. Disse, também, que num Estado de Direito democrático é necessário haver respeito pelos órgãos de soberania, e tem de haver mecanismo de defesa aos órgãos de soberania, pois sem disciplina [referência ao impasse na nomeação do novo Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas] não haverá estabilidade nem segurança para o nosso país. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!