Avançar para o conteúdo principal

O próximo Presidente da RDTL: General Ruak

Visão e prioridades -Taur Matan Ruak A candidatura de Ruak está a ganhar - nestes últimos dias de campanha - uma dinâmica imparável para a vitória logo na primeira volta das presidenciais. Tomando como barómetro Baucau para os três distritos da região (l)Este, o comício de Ruak realizado em Baucau, 6ª feira, 9/o3, superou todas as melhores expectativas com o triplo de enchente comparativamente com a adesão ao comício do candidato da Fretilin, Lu Olo (antigo subordinado do General Ruak na Resistência Armada). Ontem, antes do início comício de Díli, apesar de chuva torrencial a partir de meio-dia até ao final da tarde, a caravana de apoiantes da candidatura deu uma volta à cidade com centenas de viaturas, entre carros e camionetas de caixa aberta e umas centenas de motas, antes de se reunirem no Campo da Democracia para ouvirem o discurso de Ruak e assistirem a chegada inesperada ao comício de Xanana (antigo superior hierárquico de Ruak na Resistência Armada). Apesar da chuva torrencial, registaram milhares de apoiantes neste comício - e se não fosse a chuva quase ininterrupta a adesão seria o dobro.

A candidatura de Ruak está a sofrer uma censura dissimulada na televisão pública, a TVTL, com deficiente cobertura (no tempo de antena, no modo da focagem da câmara e tardia divulgação de imagens de comícios mais significativos - o de Baucau nem foi ao ar no telejornal de ontem, 10/03).

Outro facto, que convém denunciar - e que tem a ver com todas as candidaturas - é nestas eleições o STAE e a CNE-Comissão Nacional das Eleições lançarem confusão entre os eleitores afirmando nos meios de comunicação social que não basta ser detentor do Cartão Eleitoral para se poder exercer o seu direito de cidadão, mas cumulativamente deve apor até ao dia 9/03 no respectivo Cartão Eleitoral pelo Chefe de Suco ou de Aldeia um autocolante com o número que consta da lista de eleitor do respectivo Suco, obrigando a todos a se deslocarem ao seu Suco para o efeito. Ora, alguns eleitores por afazeres profissionais não o podem fazer, apenas dispõem de um dia, 17 de Março, sábado, para se poderem deslocar-se ao seu Suco para votarem: aí, segundo as orientações ilegais e mais grave ainda inconstitucionais do STAE e CNE, serão impedidos pela mesa de exercerem o seu direito de voto. Isto é um absurdo. O Tribunal de Recurso deve pronunciar-se, já, sem mais demora, sobre estas orientações ilegais e inconstitucionais do STAE e CNE.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!