Avançar para o conteúdo principal

Eleições presidenciais 2012: CNRT deve apresentar o seu próprio candidato

CNRT e Xanana devem apresentar nas presidenciais de 2012 um candidato forte e ganhador a fim de ganhar balanço e ânimo político para vencer as legislativas de 2012; porque perdendo o candidato do CNRT e Xanana nas presidenciais à favor de uma outra candidatura, perde-se o balanço e ânimo político necessários para uma campanha legislativa ganhadora.

Comentários

Anónimo disse…
Carta Aberta a José Ramos Horta


Caro José

Conhecemo-nos em Díli em 1971 quando sonhaste ser jornalista e aprendias qualquer coisa no sentido de escrevinhares umas espécies de notícias para a RTP e para o jornal local "A Voz de Timor". Soube que o teu nome deveria ser respeitado porque descendias de alguém que merecia a maior consideração pelo seu passado de lutador anti-fascista e deportado político.
Estranhei os teus escritos de louvor aos governadores colonialistas bem como as ladainhas [a bordo do helicóptero do general Kaulza de Arriaga] em Moçambique, fazendo sobressair a acção das Forças Armadas portuguesas contra os "terroristas" da Frelimo.
Estranhei que após o 25 de Abril em Portugal te tivesses transformado em militante activo pró-independentista quando no passado em nada tinhas colaborado com o Movimento Revolucionário para a Libertação de Timor (MORELTI).
Estranhei que tivesses transformado uma Associação Social-Democrata (ASDT) numa frente comunista (FRETILIN).
Estranhei em 1975 que o presidente Nicolau Lobato tivesse manifestado na minha casa de Lisboa uma total falta de confiança em ti.
Estranhei que tivesses ido a Jakarta como representante da FRETILIN e tivesses permitido que a secreta indonésia te fotografasse na companhia do Alarico Fernandes (tenho essa foto) no gabinete do general Ali Muortopo, chefe das Forças Armadas indonésias, a receber um embrulho contendo alegadamente notas de dólares americanos.
Estranhei que tivesses sido dos poucos dirigentes da FRETILIN a ser avisado da invasão militar indonésia de 1975.
Estranhei que na Austrália tivesses passado de um cidadão normal, acessível, humilde, trabalhador, [nos tempos em que jogavamos ténis e passavas o Natal em minha casa], para um "doutor" que emprestava dinheiros a juros e viajava pelo mundo a fim de recolher os donativos dirigidos à resistência timorense.
Estranhei que o Comité do Prémio Nobel, quando pensou no bispo Ximenes Belo para laureado, tivesse sido pressionado pelo lobi indonésio para introduzir também o teu nome.
Estranhei que após a independência de Timor-Leste te tivesses transformado num interesseiro político traindo tudo e todos.
Não estranhei que quisesses ser ministro dos Negócios Estrangeiros, primeiro-ministro e Presidente da República porque já sabia há muitos anos que essa era a tua grande ambição.
Estranhei que tivesses deixado matar o major Alfredo Reinado que já te tinha salvo a vida.
Não estranhei que existisse alguém em Timor-Leste interessado em dar-te um tiro através de um atentado logo que qualquer confusão o permitisse.
Não estranhei que continuasses a ter a maioria dos jornalistas das capitais deste mundo bem domesticada para a divulgação da tua promoção pessoal e política.

Mas estranhei muito, muitíssimo, abrir o blogue TIMOR LOROSAE NAÇÃO e verificar que o tal "senhor Ferreira de Wollongong, Austrália" serviu, e serve, para denegrir, desmantelar e destruir todo o teu trabalho e ambição que semeaste durante mais de duas décadas.
Já tinha ficado zangado contigo quando me cobraste juros indecentes e vergonhosos sobre um pequeno empréstimo pessoal que te solicitei. Mas nunca imaginei ter que escrever estas linhas para simplesmente te dizer que és um parvo, ambicioso, vaidoso e complexado a quem o dinheiro conspurcou uma mente sadia e que, por tudo isso, te deixaste cair no abismo do ridículo e da sem vergonha como o demonstra a fotomontagem aqui reproduzida.

Sem abraço e sem cumprimentos

João Severino

24.10.2009




tags: timor-leste

por joãoeduardoseverino
link do post | comentar | ver pauladas (11) | adicionar aos favoritos
tags | partilhar

http://pauparatodaaobra.blogs.sapo.pt/tag/timor-leste

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!