Avançar para o conteúdo principal

Ainda PRIMA FOOD

Mais um pequeno excerto da posição do CNRT relativa à acusação da Fretilin a Xanana Gusmão de alegadamente ter favorecido sua filha no concurso para adjudicação de importação de arroz para fazer face à crise alimentar de 2008.

«Desde que a Fretilin perdeu a confiança do Povo, em 2007, para governar, os seus dirigentes empreenderam uma guerra sem quartel para derrubar o Governo AMP e o nosso irmão mais velho Xanana Gusmão, utilizando todas as formas de estratégias e truques, recorrendo inclusive a média internacional e a manobras da Austrália.

Esta política baixa e suja começa por atacar outros que não são da sua área político-ideológica, acusando-nos de autonomistas, mesmo sabendo que lutámos e votámos todos pela Independência [no Referendum de 30/08/1999], afirmando que foram eles que mais lutaram pela Independência, reclamando para si todo o património do Estado, mesmo sabendo que todo este património é fruto de trabalho e esforço de todos os Timorenses; e nem dão valor aos sacrifícios de outros – que também derramaram o seu sangue – para alcançarmos a nossa Independência, reclamando para si, também, a exclusividade de todo o protagonismo da História da Libertação. Esta sua postura demonstra arrogância e cinismo ao negar e reescrever a verdadeira História da nossa Luta pela Libertação Nacional.

Negam todas as práticas obscuras que protagonizaram desde 1975 até aos nossos dias, esquecendo que praticaram muitos erros [crimes] e lançaram uma nódoa negra nesta Terra, que nem vale a pena enumerá-los neste Parlamento.

Depois de atacar outros sem fundamento, aqueles que andaram pelo mundo fora – sem experimentar na pele e na carne fome e sede e dor – viraram-se assanhadamente contra o nosso irmão mais velho Xanana Gusmão, o bravo guerrilheiro, o Comando da Luta [da Libertação], o primeiro Presidente da República e actual Primeiro-ministro de Timor-Leste, com o objectivo último de atingir a sua honra e dignidade.

Neste Parlamento, deputados – como Arsénio Bano, Mari Alkatiri e José Teixeira e mais alguns – utilizam linguagem insidiosa e insultuosa para atacar o nosso irmão mais velho Xanana Gusmão e o Governo acusando-os de ladrões. É uma pena, pois o homem que tanto se sacrificou para conseguirmos esta nossa Independência é alvo de ataques e insultos de indivíduos cuja obra em prol da Independência não conhecemos! Isto é um insulto dirigido a todos os bravos guerreiros, é um insulto grave a nosso Irmão-mais-Velho, é um insulto a todos os que tombaram por esta Terra, e é um insulto a todos nós que nos sacrificámos, até com o risco da própria vida, para conseguir esta nossa Independência.

Estes (…) utilizam informações veiculadas pela média internacional – fornecidas por eles [pela Fretilin] – para acusar, sem fundamento, o nosso irmão mais velho Xanana Gusmão de conceder projectos [por acerto directo] a sua filha.

Ainda agora mesmo, neste Parlamento, mais uma vez, escutámos esta grave e sem fundamento acusação. Porquê?»

Comentários

Anónimo disse…
Esses bandidos caluniadores e difamadores da fretilin maputo deviam ser todos mandados para o olho da rua.

Esses tres palhacos, Mari, Teixeira, e Bano nao deixaram mesmo nenhuma obra reconhecida para a libertacao de Timor Leste e agora armam-se em grandes espertalhoes lancandos os maiores insultos a Xanana Gusmao.

Eles deviam era ter vergonha na cara, mas como nao tem, o povo deviam levantar-se e manda-los calar para o seu proprio bem.
Anónimo disse…
Caros irmaos e camaradas, nos os tres "Mari, Texeira e Bano" estamos a fazer os nosso dever. Isto e lutar tudo por todo para nao chegarmos mais rapidamente ao poder em 2010. O mais dificil para nos sera a eleicao interna na Fretilin. Vai ser muito dificil reutilizarmos a metodologia utilizada no ultimo congresso da Fretilin para ganhar as eleicoes internas "braco no ar" em 2011. Este e o nosso problema. Nos os tres nao queremos que a Fretilin seja de nov criticado como foi em 2007 (recorrer a metodologias mais antigas do mundo para ameacar os congressistas). Os ditos Fretilin mudanca teriam mais chance nest disputa interna. Pelo que compreendam a nossa posicao "Estar no poder antes de 2011 ficaria para nos um ponto positivo para formalizar apenas a nossa posicao em 2011" porque quem esta no poder dificilmente perde as eleicoes internas pois ainda temos uma palavra a dizer "se perdermos esta eleicao interna demitiriamos do governo porque ja nao temos legitimidade para governar" disse Alkatiri em 2007 antes de ir para o II congresso da Fretilin. Sem isto, estamos lixados...!

Antonio...Guterres

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!