O novo Procurador Geral da República timorense é Ana Pessoa, alta dirigente da Fretilin que entretanto se desvinculou oficialmente do seu partido. Ana Pessoa defendeu a adopção pelo Estado timorense da legislação subsidiária indonésia (em detrimento da legislação subsidiária portuguesa, que deveria ser a opção natural pelo Parlamento Nacional) que actualmente ainda vigora no país. A contribuição desta personalidade como ministra da Justiça, no passado recente, na administração das Nações Unidas e no governo da Fretilin, não foi a melhor para a justiça timorense. A actual situação precária da administração da justiça é o legado político de Ana Pessoa. É opinião da maioria dos timorenses.
Há um dado importante a referir é de quem partiu o convite para o cargo. De Ramos Horta, Presidente da República! O normal seria partir do Governo e é este último quem propõe o nome da individualidade convidada ao Presidente da República.
De todo o modo, desejo a nova PGR bom desempenho nas suas novas funções para o bem da Justiça.
Comentários
"O diabo esta nas entrelinhas. As vezes as palavras traem os pensamentos.
Vejamos:
Diz a Dra Ana Pessoa que "A Fretilin não ganha procuradores...sublinhou Ana Pessoa.
É reducionista dizer que o partido perde. É entendimento da Fretilin que uma das áreas do Estado que tem de ser reforçada é a da justiça. Daí que tenhamos decidido que valia a pena aceitar o cargo, que não é dos mais levezinhos que se possa receber agora. É um fardo pesado", salientou Ana Pessoa."
Afinal de contas quem foi que decidiu e quem foi que aceitou o cargo?
A Ana Pessoa ou a Fretilin?
Mais a frente num momento de maior lucidez e do que e' politicamente correcto, possivelmente consciente da traicao das palavras sobre o pensamento, a Aninhas decide esclarecer melhor o dito anterior e diz:
"Quando fui contactada pelo Presidente da República no sentido de saber da minha disponibilidade, falei com o partido, mas esta é em primeiro lugar uma decisão minha", afirmou ainda Ana Pessoa.
Afinal como e' Dra Ana? Decidiu (singular) ou decidiram (plural)??
Tem a certeza que a Fretilin nao ganhou um procurador?
Espero bem que nao!!
Vou ficar atento na anticipacao de verificar que o meu cepticismo e' injustificavel.
Parabens e boa sorte.